24/04/2009

8.10h:

1. Apresentação

Saudação Inicial

Olá!!! Bom dia a todos sejam bem vindos a mais um dia na companhia da Rádio Grafonola. Espero que tenham tido uma boa semana de aulas e que da mesma forma a concluam neste dia de sexta-feira. Antes de mais dizer-vos que podem continuar ligados À Rádio Grafonola através do nosso número de telemóvel … para o qual podem enviar as vossas mensagens, sugestões e dedicatórias; temos ainda o nosso blog www.radiografonola.blogspot.com onde podem encontrar algo mais acerca deste nosso projecto da rádio Grafonola e ainda temos a nossa caixinha de correio onde podem colocar as vossas sugestões e também as vossas mensagens.

Vamos então começar a nossa emissão de hoje com a música …

Música: “Brianstorm” – Arctic Monkeys

Sumário do dia.

Música: “Tourada”

9.55h:

2. “Personalidades que marcaram mundialmente a cultura”

Introdução:

Como já é habitual deste nosso dia dedicado à agenda cultural temos a rubrica “Personalidades que marcaram mundialmente a cultura”. A nossa personalidade de hoje é Zeca Afonso…

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos (Aveiro, 1929Setúbal, 1987), mais conhecido por José Afonso ou Zeca Afonso, foi um cantor e compositor português.

Não obstante o seu trabalho com o fado de Coimbra e a música tradicional, José Afonso ficou indelevelmente associado pelo imaginário colectivo à música de intervenção, através da qual criticava o Estado Novo, regime de ditadura vigente em Portugal entre 1933 e 1974.

Zeca Afonso vai para Coimbra em 1940 e começa a cantar por volta do quinto ano no Liceu D. João III. Inicia-se em serenatas e canta em «festarolas de aldeia». O fado de Coimbra, lírico e tradicional, era principalmente interpretado por si.

Em 1958, José Afonso grava o seu primeiro disco "Baladas de Coimbra". Grava também, mais tarde, "Os Vampiros" que, juntamente com "Trova do Vento que Passa" (um poema de Manuel Alegre, musicado e cantado por Adriano Correia de Oliveira) se torna um dos símbolos de resistência antifascista da época.

Em 1964, parte novamente para Moçambique, onde foi professor de Liceu, desenvolvendo uma intensa actividade anticolonialista o que lhe começa a causar problemas com a polícia política pela qual será, mais tarde, detido várias vezes.

Quando regressa a Portugal, é colocado como professor em Setúbal, mas, devido ao seu activismo contra o regime, é expulso do ensino e, para sobreviver, dá explicações e grava o seu primeiro álbum, "Baladas e Canções".

Entre 1967 e 1970, Zeca Afonso torna-se um símbolo da resistência democrática o que lhe custará várias detenções pela PIDE. Continua a cantar e participa, em 1969, no 1º Encontro da "Chanson Portugaise de Combat", em Paris e grava também o LP "Cantares do Andarilho", recebendo o prémio da Casa da Imprensa pelo melhor disco do ano, e o prémio da melhor interpretação. Zeca Afonso passa a ser tratado nos jornais pelo anagrama Esoj Osnofa[2] em virtude de ser alvo de censura.

Em 1971, edita "Cantigas do Maio", no qual surge "Grândola Vila Morena", que será mais tarde imortalizada como um dos símbolos da revolução de Abril. Em 1973 canta no III Congresso da Oposição Democrática e grava o álbum "Venham mais cinco".

Após a Revolução dos Cravos continua a cantar, grava o LP "Coro dos tribunais" e participa em numerosos "cantos livres". A sua intervenção política não pára, tornou-se um admirador do período do PREC (Processo Revolucionário Em Curso) e em 1976 apoia Otelo Saraiva de Carvalho na sua candidatura à presidência da república.

Em 1985 é editado o seu último álbum de originais, "Galinhas do Mato", em que, devido ao avançado estado da doença, José Afonso não consegue cantar na totalidade. Devido a isso, o álbum foi completado por José Mário Branco, Helena Vieira, Fausto e Luís Represas.

José Afonso morreu no dia 23 de Fevereiro de 1987, no Hospital de Setúbal, às 3 horas da madrugada, vítima de esclerose lateral amiotrófica. Será certamente recordado como um resistente que conseguiu trazer a palavra de protesto antifascista para a música popular portuguesa e também pelas suas outras músicas, de que são exemplo as suas baladas.

Música: “Venham Mais Cinco” – Zeca Afonso

Curiosidades:

· Foi criado pela tia Gé e pelo tio Xico, numa casa situada no Largo das Cinco Bicas, em Aveiro, até aos 3 anos (1932), altura em que foi viver com os pais e irmãos, que estavam em Angola havia 2 anos.

· Os tradicionalistas reconheciam-no como um bicho que canta bem.

· Zeca era pró-franquista e pró-hitleriano e levaram-no a envergar a farda da Mocidade Portuguesa. «Foi o ano mais desgraçado da minha vida», confidenciou Zeca.

· Foi neste período (1958-1959) professor de Francês e de História na Escola Comercial e Industrial de Alcobaça.

· Em 1994 é feita um CD duplo em homenagem a José Afonso a que se chamou "Filhos da Madrugada Cantam José Afonso"

Música: “Grândola Vila Morena” – Zeca Afonso

11:35

3. Agenda Cultural
- Agenda cultural de Barcelos

23 QUI. 21H30 | BIBLIOTECA MUNICIPAL

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “MONTE E FONTES”, de Maria do Pilar Figueiredo

PALESTRA “O FUTURO DO LIVRO”, por Manuela Barreto Nunes

24 SEX. 22H00 | BIBLIOTECA MUNICIPAL

“I’M NOT THERE” (FILME)

24 SEX. e 25 SÁB. 21H30 | LARGO DA PORTA NOVA

10.º FESTIVAL DE BANDAS DE BARCELOS

BARCELOS PARA A MÚSICA 2009

Comemorações 25 de Abril

· 25 SÁB. 15H00 | LARGO DA PORTA NOVA

· ENCONTRO DE BANDAS FILARMÓNICA ORG. Banda de Música de Oliveira

· 25 SÁB. 15H00 | LARGO DA PORTA NOVA

· FOLCLORE E CANTARES AO DESAFIO

· 25 SÁB. e 26 DOM. 10H00 | CENTRO HISTÓRICO

· FOLCLORE DE RUA

Festa das Cruzes

· 30 QUI. 22H00 | AVENIDA DA LIBERDADE

· CONCERTO PAULO GONZO

· 30 QUI. 24H00 | LARGO DA PORTA NOVA

· FOGO DO AR

Curiosidades:

Música: “Dust In The Wind” – Scorpions

Agenda Cultural

-Agenda Cultural de Braga

Música Popular Portuguesa

ZECA CANTA ZECA

24 Abr.

22.00

Sala Principal (Theatro Circo)

€ 12

M6

Um trilho ao longo de toda a obra de Zeca Afonso.

Um espectáculo pleno de cor e alegria.

BRAGACultural 7

MUSA – Ciclo no Feminino

FRIDA HYVÖNEN

25 Abr.

22.00

M12

Sala Principal

“Natação” obrigatória na doce e ácida voz de Frida Hyvönen, o segundo nome escolhido do MUSA – Ciclo no Feminino. Temas pop de clima sombrio ou de alegria infantil, assentes num piano seguro e de um bom gosto atroz. Absolutamente genial, belíssima em palco, nórdica universal, epítetos para um concerto a não perder!

Comemorações do 25 de Abril 24 e 25 Abr. Av. Central

Actuação do Grupo Musical

“Augusto Canário e os Amigos”

Intervenção Alusiva

24 Abr.

22.00

Manhã Cultural 25 Abr.

10.00

Animação Musical pelo grupo “Canto D’Aqui”

Intervenção Alusiva

15.00

Manifestação do 25 de Abril

16.00

Música: “So What” – Pink

13:15
4. Agenda Cultural

-Agenda cultural de Porto

"Deus. Pátria. Revolução"

Teatro Carlos Alberto, de 23 a 25 Abril, 21h30

24 e 25 Abril, Matosinhos

Concertos, fogo de artifício e inaugurações

Exposições de Alberto Péssimo e Maria Caldas Ribeiro

Galeria Árvore, de 24 Abril a 12 Maio

"Os Produtores"

Coliseu do Porto, até 3 Maio

Música: “Trova Do Vento Que Passa “ – Adriano Correia de Oliveira

Curiosidades:

Música: “Love” – Joss Stone

14:55

5. Agenda Cultural

-Agenda cultural de Viana

Sábado, 25 de Abril, 10:00h

“Feirão da Liberdade” – Venda de produtos regionais

Praça da Liberdade

A partir de Quinta, 30 de Abril, 09:00h

Durante 3 dias

11º Festival de dança de Viana

Teatro Sá de Miranda

Música: “E Depois do Adeus" – Paulo de Carvalho

Curiosidades:

"Don't Get Me Wrong" foi uma canção lançada pelos The Pretenders uma banda britânica. Foi o primeiro single do álbum de 1986 Get Close. Esta música foi também utilizada na abertura dos créditos do filme de 1986 Gung Ho. Foi também incluída no filme Romy and Michelle's High School Reunion.

O estilo da música era um pouco mais comercial àquele que a banda estava habituada com uma melodia mais pop. No entanto a letra continuava tão provocante como era o costume da banda. Esta música foi um êxito tanto nos E.U.A. como na Grã-Bretanha e pode ser encontrada no cd de Greatest Hits da banda lançado em 2000.

A versão que agora vamos ouvir é uma cover dessa mesma música feita por Lily Allen para o 40º aniversário da BBC Radio 1 e foi lançada no álbum dessa mesma compilação.

Música: “Don’t Get Me Wrong” – Lily Allen

16:35
Música: “ Na na na na na” – Kaiser Chiefs

Debate: “25 de Abril”

Música:



|

0 comentários: