Boa Páscoa!

A Rádio Grafonola deseja-te uma óptima Páscoa, com muitas amêndoas e claro, com muitos ovos de chocolate.

Terça-feira, estamos cá outra-vez!



Hiperligações para esta mensagem |

Read Users' Comments ( 0 )

Precisam-se de alinhamentos!

Com vista à inclusão no portefólio, é necessário o envio dos alinhamentos do dia “Viva a Escola” (último dia de aulas).

Façam os vossos envios !



Hiperligações para esta mensagem |

Read Users' Comments ( 0 )

Acompanha as músicas que passam na Grafonola no Twitter

Acompanha as músicas que passam na rádio  rádio em @radiografonola.

Manda os teus pedidos!



Hiperligações para esta mensagem |

Read Users' Comments ( 0 )

Emissão Especial da Rádio Grafonola

A Rádio Grafonola tem uma emissão em directo durante todo o dia. Participa enviando as tuas mensagens para o número anúciado, pelo Twitter, por mail (radiografonola@gmail.com) ou ainda na caixa de seguestões ou, ainda, qualquer elemento da turma 12ºF.

 

Participa!



Hiperligações para esta mensagem |

Read Users' Comments ( 1 )

Autorização para o restauro da porta

Ex.mo Sr. Presidente do Conselho Executivo

Como já é do seu conhecimento, a nossa turma, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, está envolvida num projecto, cujo objectivo é criar uma Rádio escola, a Rádio Grafonola. Assim, temos já uma sala destinada à instalação da Rádio, dispensada pelo Conselho Executivo, a qual se encontra no Bloco B – antiga sala da associação de estudantes. No entanto, a porta da sala não se encontra nas melhores condições, pois está riscada e pintada. Deste modo, vimos solicitar a sua autorização para que possamos restaurar a porta (lado interior) da sala. Informamos ainda que, no que respeita aos materiais necessários à renovação da porta, bem como à mão-de-obra para a sua concretização, temos já alguns alunos da turma que se disponibilizaram a oferecer materiais, bem como a colaborar na reconstituição da mesma.

Com os melhores cumprimentos,

A turma 12ºF



Hiperligações para esta mensagem |

Read Users' Comments ( 0 )

Precisamos de novos genéricos!

Sim, precisamos de novos genéricos! Enviem as vossas sugestões musicais para radiografonola@gmail.com

Dá a tua opinião sobre a rádio da tua escola!



Hiperligações para esta mensagem |

Read Users' Comments ( 0 )

18/03/2009

08h10min – 8h20min:

Da Vinci, “O Conquistador” - Marisa

Acontecimentos do dia – Ana Lopes

Chá de Livros, anunciar – Natália

Publicidade, blogue e sugestões – Bruno

Lady Gaga, “ Poker Face” – Bruno

09h50min – 10h05min:

Ricardo Azevedo, “Pequeno T2” – Natália

Sugestão de livro – Bruno

Chá de Livros, ler poema – Marta

Linkin Park, “Valentine Day” – Ana Lopes

11h35min – 11h45min:

Pólo Norte, “Amanhã”- Marisa

Vida e obra de um escritor recente – Ana Lopes

Publicidade, blogue e sugestões – Marta

Panic! At the disco, “ Maneater” - Natália

13h15min – 13h25min:

Mesa, “Boca do Mundo” – Bruno

Livraria famosa – Marisa

Acontecimentos do dia – Natália

Snow Patrol, “Run” – Natália

14h55min – 15h05min:

André Sardet, “Mundo de Cartão” – Natália

Livro que deu filme – Bruno

Blogue, Publicidade e sugestões – Natália

Coby Odonis feat Akon, “What you got” – Marisa



Hiperligações para esta mensagem |

Read Users' Comments ( 0 )

Portefólio: Pedido de Apoios e Publicidade

Escola Secundária/3 de Barcelinhos

 

Exmos. Senhores,

Vimos por este meio solicitar a vossa colaboração para o trabalho da disciplina de Área de Projecto cuja finalidade é a criação de uma Rádio Escola, na qual os alunos poderão fomentar o espírito criativo e a aquisição de saberes sobre este meio de comunicação, através da participação activa em programas de frequência diária.

Deste modo necessitamos da vossa ajuda para a execução deste projecto que será desenvolvido durante o ano lectivo de 2008/2009.

Essa ajuda seria na forma de publicidade da vossa empresa que passaremos nos nossos programas para a comunidade educativa.

 

Tarifários para a publicidade:

10€ - Anúncio uma vez por semana no 2º ou 3º período (ao critério da empresa);

20€ - Anúncio duas vezes por semana 2º ou 3º período (ao critério da empresa);

30€ - Anúncio duas vezes por semana no 1º e 2º períodos;

50€ - Anúncio duas vezes por semana no 1º e 2º períodos e publicidade na Internet;

70€ - Anúncio duas vezes por semana no 1º, 2º e 3º períodos e publicidade na Internet;

100€ - Anúncio três vezes por semana no 1º, 2º e 3º períodos, publicidade na Internet e cartaz.

Valor superior – Tarifário a negociar.

A Professora Responsável,

______________________________



Hiperligações para esta mensagem |

Read Users' Comments ( 0 )

Portefólio: Requerimento

Sendo necessário, para o portefólio, todas os dados relativos à rádio, publica-se aqui, no blogue, esses dados. Caso tenhas cartas ou relatórios, envia-os para o Bruno.

------------------------------------------------------

 

Escola Secundária/3 de Barcelinhos

 

REQUERIMENTO

Para: Câmara Municipal de Barcelos

 

Tendo solicitado a empresas da região colaboração para a consecução das Actividades levadas a cabo no âmbito do Intercâmbio Escolar, a turma 12ºF da Escola Secundária de Barcelinhos recebeu como oferta produtos diversos que agora pretende vender numa “Feirinha” a realizar no espaço público, no dia 21 de Fevereiro de 2009, com o objectivo de angariar fundos para a realização das referidas Actividades. Para o efeito, a turma pretendia organizar duas bancas distintas: uma no Largo da Porta Nova e outra na Praça de Pontevedra.

Tendo em conta os objectivos expostos, vimos solicitar a V. Ex.ª a autorização de realizar a supramencionada "Feirinha" e a requisição de quatro bancas, bem como a isenção da respectiva taxa pela ocupação do espaço público.

Pede-se deferimento.

 

A delegada do 12ºF

______________________________

(Marta Carvalho)

 

 

Barcelos, 19 de Janeiro de 2009



Hiperligações para esta mensagem |

Read Users' Comments ( 0 )

16/03/2009

  • Genérico
  • Apresentação e saudação

    -Dia da música Portuguesa

  • 1ªMúsica:"Outra Margem de Mim” – Mafalda Veiga (03:39)

    Ana Mafalda da Veiga Marques dos Santos nasceu, em Lisboa, no dia 24 de Dezembro de 1965. De 1974 a 1984 viveu em Badajoz. É aí que,  com onze anos,  começa a  tocar viola. Começou por fazer as suas primeiras composições em espanhol e inglês. Em 1983 fez a primeira canção em português: "Velho". Foi com essa canção que venceu o Festival da Canção de Silves. Apresentava-se ainda como Mafalda Santos.

    O seu álbum de estreia, "Pássaros do Sul", foi editado em 1987.

    Em 2001 participa no espectáculo "Come Together" de homenagem aos Beatles. Participaram no espectáculo nomes como Rui Veloso, Silence 4, Xutos & Pontapés, Clã e Blind Zero.Em Maio de 2007 é editado o disco "Lado a Lado" gravado com João Pedro Pais.O seu mais recente álbum e intutulado de “Chão” lançado em 2008.

  • 2ªMúsica:” Abraça-me Bem” – Mafalda Veiga (03:45)

9:50/10:05

  • Genérico
  • Rubrica: Banda em destaque – Ornatos Violeta
  • 3ªMúsica:”Chaga” – Ornatos Violeta (03:04)
  • Ornatos Violeta

    É originária da cidade do Porto, composta por Manel Cruz na voz, Nuno Prata no baixo, Peixe na guitarra, Kinörm na bateria e Elísio Donas nos teclados. Com apenas dois álbuns publicados, depressa se tornou uma referência na música portuguesa do final dos anos 90, embora a porção da sua carreira correspondente ao seu maior sucesso tenha durado apenas cerca de três anos, separando-se então os seus membros.

    A banda junta-se em 1991, mas só editam um álbum seis anos mais tarde. Pelo caminho participaram em várias colectâneas e ganharam o prémio de originalidade do 7º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez Vous.

    Em 1997 lançam Cão!, o seu primeiro trabalho, um disco onde pela primeira vez se demonstrou a disponibilidade da banda de explorar um som misto, com o estilo específico de escrita de Cruz, para agrado de numerosos novos fãs e da maioria da crítica musical nacional.

    O seu último álbum, O Monstro Precisa de Amigos chegou em 1999, demonstrando uma produção mais cuidada e, de forma geral, um estilo menos activo e mais contido. Foi ainda neste ano que colaboraram no disco XX Anos XX Bandas, um tributo aos 20 anos dos Xutos & Pontapés, como uma versão do tema Circo de Feras, cuja letra foi expandida.

    O título previsto para o seu terceiro trabalho era "Monte Elvis, mas após alguma especulação quanto ao futuro da banda, os Ornatos Violeta terminaram em 2002.

  • 4ªMúsica: “Um Dia Mau” – Ornatos Violeta (02:53)

11:35/11:45

  • Genérico
  • 5ªMúsica:”Vamos esta Noite” - Clã(03:21)
  • Clã
  • os Clã formaram-se em Novembro de 1992 pela mão de Hélder Gonçalves que convoca, para dar corpo ao seu projecto, Miguel Ferreira, Pedro Biscaia, Pedro Rito, Fernando Gonçalves e Manuela Azevedo. Passaram o ano seguinte a ensaiar e a preparar canções.  
    Em 1994 começaram com as apresentações ao vivo e em 1995 assinaram um contrato discográfico com a EMI-Valentim de Carvalho iniciando nesse mesmo ano as gravações do seu disco de estreia -LusoQUALQUERcoisa (1995). Em 2007 lançaram o seu mais recente álbum, Cintura, do qual vamos hoje ouvir alguma músicas. Os Clã receberam os prémios Blitz - melhor álbum revelação de 1996; melhor banda, melhor canção (“Problema de expressão”) e melhor voz feminina em 1997,  repetindo estes mesmos prémios Blitz em 2000; em 2001 ganharam o Globo de Ouro de melhor canção com “Sopro do Coração”.
  • 6ªMúsica:”Tira a Teima” – Clã (03:24)
  • Publicidade aos colaboradores da Rádio
  • 7ªMúsica:”sexto andar” – Clã (03:23)

13:15/13:25

  • Genérico
  • 8ªMúsica:”Ai Rapaz”- Deolinda(03:45)

Deolinda

  • O projecto musical surgiu em 2006, quando os irmãos Pedro da Silva Martins e Luís José Martins (ex-Bicho de 7 Cabeças) convidaram a prima, Ana Bacalhau, então vocalista dos Lupanar, para cantar quatro canções que tinham escrito. Após perceberem que a voz da prima se adequava na perfeição às rimas e melodias por eles criadas, convidaram também Zé Pedro Leitão, contrabaixista dos Lupanar (actual marido de Ana Bacalhau), para se juntar aos três, nascendo assim os Deolinda.

O tema Contado ninguém acredita foi inluído na compilação "Novos Talentos"de 2007, lançado pelas lojas FNAC.

Em 21 de Abril de 2008 foi lançado o disco de estreia, "Canção ao Lado", que tem estado no top dos discos mais vendidos em Portugal.

Em Outubro de 2008 o disco "canção ao lado" é "disco de ouro".

Em Dezembro de 2008 "canção ao lado" é "disco de platina.

Em 2 de Março de 2009 o disco "canção ao lado" é editado na Europa pela editora "World connection".

  • 9ªMúsica:”Canção ao Lado”- Deolinda(03:05)

14:55/15:05

  • Genérico
  • 8ª Música: “Eu Não Sei Dizer” – Silence4 (04:14)

Silence 4 era um grupo musical português formado em 1996, cujas canções eram cantadas maioritariamente em inglês. A banda, proveniente de Leiria, era constituída porDavid Fonseca (voz e guitarra), Sofia Lisboa (voz), Rui Costa (baixo) e Tozé Pedrosa (bateria). A banda acabou por desmembrar-se em 2001 e o seu cantor e principal compositor, David Fonseca, iniciou-se numa carreira a solo. Rui Costa faz parte da Filarmónica Gil.

Álbuns de estúdio
  • 9ª Música: “Adeus, não afastes os teus meus” – David fonseca (04:14)

16:35/16:50

  • Genérico
  • 10ªMúsica: “o fim da luta” – Balla (04:00)

Balla é uma banda portuguesa de pop alternativo, que surgiu em 2000.

Inspirando-se em Giacomo Balla, pintor italiano futurista, Armando Teixeira escolheu o nome por soar bem [1].

Membros

Discografia

  • 2000 - Balla
  • 2003 - Le Jeu
  • 2006 - A grande mentira
  • 2008 - Resumo 2000-2008 [2]
  • Despedida
  • 11ª Música: “outro futuro” – Balla (05:08)


Hiperligações para esta mensagem |

Read Users' Comments ( 0 )

17/03/2009

  • Genérico;
  • Apresentação dos “locutores”:

    - Carlos;

    - Diana;

    - Diogo;

    - João;

    - Liliana;

  • Apresentação da temática - “Desporto” das terças-feiras;
  • Lançamento da 3ª jornada do concurso “Ganha o melhor Sprinter”;
  • 1ª Música: “Rui Veloso – Anel de Rubi” – 3.47 minutos;
  • Manchetes dos Diários Desportivos;
  • Informação Desportiva – Liga Sagres – 18ª Jornada

    - Paços de Ferreira 4-0 Leixões

    - Benfica 0-1 V. Guimarães

    - Sporting 2-0 Rio Ave

    - Trofense 0-1 V. Setubal

    - Sp. Braga 1-1 Académica

    - Belenenses 2-2 E. Amadora

    - Porto 2-0 Naval

    - Nacional 1-1 Marítimo

  • Rescaldo da 22ª Jornada da Liga Sagres;
  • 2ª Música: “Tiago Bettenvourt – O Lugar” – 4.12 minutos;
  • Encerramento da 1ª emissão do dia – 8:10h/8:20h.

    __________________________________________________________________________

  • Genérico;
  • Relembrar o concurso “Ganha o melhor Sprinter”;
  • 1ª Música: “Secondhand Serenade - Fall for you”, 3.02 minutos;
  • Principais destaques do fim de semana: Futebol Nacional e Internacional, Voleibol, Basquetebol, entre outros;
  • 2ª Música: “Caetano Veloso - Sozinho” – 3.11 minutos;
  • Encerramento da 2ª emissão do dia – 9:50h/10:05h.

    ______________________________________________________________________

  • Genérico;
  • Rubrica “17 de Março dos famosos”;
  • 1ª Música: “Bippoptuga – Rabo Duro” – 3.43 minutos;
  • Anuncio do vencedor da 3ª jornada do concurso “Ganha o melhor Sprinter”;
  • 2ª Música: “Natasha Bedingfield – Pocket full of sunshine” – 3.22 minutos;
  • Publicidade “Gclub”;
  • Encerramento da 3ª emissão do dia – 11:35h/11:45h.

    __________________________________________________________________________

  • Não nos será possível realizar a emissão deste intervalo devido á aula de natação, a decorrer nas piscinas municipais de Barcelos.

    _________________________________________________________________________

  • Genérico                     
  • 1ºmusica: “Klaas - How Does It Feel (Club Mix)” - 5:14 minutos;
  • Resultados e classificação do Campeonato de Futebol Popular de Barcelos em Juniores e Seniores Femininos;
  • 2ª: musica: “Kings Of Leon - Sex On Fire” - 03:23 minutos;
  • Encerramento da 5ª emissão do dia – 14:55h/15:05h.

    ________________________________________________________________________

  • Generico
  • 1ºmusica: “Eminem - Crack A Bottle Feat Dr Dre & 50 Cent” -05:18 minutos;
  • Resultados e classificação do Campeonato de Futebol Popular de Barcelos em Seniores;
  • 2ºmusica: “bon jovi - livin on a prayer” - 04:10 minutos;
  • Publicidade;
  • 3ºmusica- “The All-American Rejects - Gives You Hell” - 3:31 minutos;
  • 4ºmusica- “Run - Snow Patrol” - 5:47 minutos;
  • Encerramento da 6ª e ultima emissão do dia – 16:35h/16:50.


    Hiperligações para esta mensagem |

    Read Users' Comments ( 0 )

    13/03/2009

    8.10h:

    1. Apresentação

    1. Saudação Inícial

    Olá!!! Bom dia a todos sejam bem vindos a mais um dia na companhia da Rádio Grafonola. Espero que tenham tido uma boa semana de aulas e que da mesma a concluam neste dia de sexta-feira. Antes de mais dizer-vos que podem continuar ligados á Rádio Grafonola através do nosso número de telemóvel … para o qual podem enviar as vossas mensagens, sugestões e dedicatórias; temos ainda o nosso blog www.radiografonola.blogspot.comonde podem encontrar algo mais acerca deste nosso projecto da rádio Grafonola e ainda temos a nossa caixinha de correio onde podem colocar as vossas sugestões e também as vossas mensagens.

    Vamos então começar a nossa emissão de hoje com a música …

    Música: "The Fear" - Lily Allen

    1. Sumário do dia

    Sendo hoje o dia dedicado à cultura e à agenda cultural vamos ter:

    - Rubrica habitual "Personalidades que marcaram mundialmente a cultura"(Rod Stewart);

    - As habituais Agendas Culturais nomeadamente a de Barcelos, Braga, Porto e Famalicão, Viana Do Castelo e Póvoa Do Varzim;

    - Origem do dia do azar (Sexta Feira 13) e a sua associação às superstições;

    - Curiosidades acerca deste dia;

    - Alguns exemplos de superstições;

    - Espaço de debate sobre o dia do azar e as superstições

    Música: " The Boy Does Nothing" - Alesha Dixon

    9.55h:

    2. "Personalidades que marcaram mundialmente a cultura"

    ·Rod Stewart

      Introdução:

    Como já é habitual neste nosso dia dedicado à cultura e à agenda cultural temos a rubrica "Personalidades que marcaram mundialmente a cultura". A nossa personalidade de hoje é Rod Stewart …

    Rod Stewart

    Rod Stewart, nasceu em Londres a 10 de Janeiro de 1945 e tem actualmente 64 anos. É um cantor e compositor britânico, com ascendência escocesa. Os seus géneros musicais passam pelo Rock, pop, Blues-rock.

    Conhecido pela sua voz áspera e rouca, Rod Stewart começou a ficar conhecido no final dos anos 60 quando participou na Jeff Beck Group e depois juntou-se ao The Faces iniciando paralelamente a sua carreira a solo que já dura há cinco décadas.

    Ao longo da sua carreira, Rod atingiu várias vezes as paradas de sucesso, principalmente na Inglaterra onde atingiu o primeiro lugar com seis álbuns, por 24 vezes ficou entre o top 10 e ficou seis vezes na posição número 1 entre as músicas mais executadas. É estimado que Rod Stewart tenha vendido por volta de 250 milhões entre álbuns e singles. A sua canção mais vendida foi o hit "Da Ya Think I'm Sexy?" de 1978.

    Música: "Do Ya Think I'm Sexy" - Rod Stewart

    Curiosidades:

      · Antes de fazer sucesso, Rod Stewart era coveiro.

      · Rod Stewart casou-se três vezes e teve sete filhos:

        - Casamento com Alana Hamilton: 1979-1984, com quem teve dois filhos. Ex-mulher de George Hamilton ;

        - Casamento com Rachel Hunter: 1990-2006 com quem teve dois filhos;

        - Casamento com Penny Lancaster: 2007 até hoje com quem teve um filho.

        - Rod teve mais dois filhos com duas namoradas (Susannah Boffey e Kelly Emberg)

      · Em 1999, foi diagnosticado a Rod Stewart um cancro na garganta e por isso teve que fazer uma cirurgia em 2000.

      · Ele é grande fã de futebol e torce para o clube escocês Celtic Football Club. Na Inglaterra, ele prefere o Manchester United.

      · Em 2005 ele recebeu uma estrela com seu nome na Calçada da Fama.

      · Rod Stewart actuou quatro vezes em Portugal, em Julho de 2003 no Estádio do Restelo, em Julho de 2005 no Pavilhão Atlântico a 7 de Outubro de 2007 no Casino Estoril e a 1 de Junho de 2008 no Rock in Rio.

      · Rod Stewart fez um espectáculo em 1994 na praia de Copacabana da cidade do Rio de Janeiro para 3,5 milhões de pessoas durante a comemoração do ano novo, um recorde histórico.

    Site oficial: www.rodstewart.com

    Música: "Baby Jane" - Rod Stewart

    11.35h:

      · 3. Sexta Feira 13 - Dia Do Azar

    · A Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar.

    O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.

    Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

    Voltando á vertente Cristã, recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, com mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.

    Música: "Sexta-feira 13" - xutos e pontapés

    Antes da justificação cristã, existiam duas outras versões que provinham da mitologia nórdica que explicavam a superstição. Na primeira, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e instalou uma balbúrdia que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a superstição de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça.

    A outra versão diz respeito á deusa do amor e da beleza, Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras 11 bruxas e o demónio. E os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

    Música: "Banquet " - Bloc Party

    13.15h:

    4. Curiosidades acerca da Sexta-Feira 13 e Agenda Cultural

    · Curiosidades acerca da Sexta-Feira 13

      · Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13.

      · O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de Paraskavedekatriaphobia ou parascavedecatriafobia, ou ainda frigatriscaidecafobia.

      · Enquanto é dia de azar pra uns, o número 13 representa sorte para outros: 
      - O argumento dos optimistas baseia-se no fato de que o 13 ser um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte.

      -Assim, na Índia, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. 
      - Na China, os lemas místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. 
      - Nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.

    Música: "tirana "-GNR

    Agenda Cultural de Barcelos:

    14 A 22. 36 RESTAURANTES

    SEMANA GASTRONÓMICA DO GALO - SABORES COM TRADIÇÃO

    14 SAB. 14H00-18H00

    ROTA TURÍSTICA - CONHECER BARCELOS COM O TURISMO NO ESPAÇO RURAL

    INSCRIÇÕES LIMITADAS NO POSTO DE TURISMO ATÉ 10 DE MARÇO

    14 SAB. 15H00 | POSTO DE TURISMO

    PROVA DE MEL

    14 E 15 36 RESTAURANTES

    FIM-DE-SEMANA DAS PAPAS DE SARRABULHO À MODA DE BARCELOS

    15 DOM. 10H30-12H00 | LARGO DA PORTA NOVA

    ANIMAÇÃO TRADICIONAL

    GRUPO DE ZÉS PEREIRAS "CASTIÇOS DA SILVA"

    GRUPO FOLCLÓRICO DE SANTA MARIA DE MOURE

    15 DOM. 14H30-18H00 | LARGO DA PORTA NOVA

    ANIMAÇÃO MUSICAL

    GRUPO FOLCLÓRICO DE BARCELINHOS

    RANCHO FOLCLÓRICO INFANTO-JUVENIL DA CARREIRA

    GRUPO DE MÚSICA POPULAR DE RORIZ

    15.05h:

    5. Superstições

    1. Sal: Entornar sal na mesa em que se esta a tomar uma refeição, dá grande azar.
    2. Água: derramar água na mesa do almoço ou jantar festivos atrai felicidade para os donos da casa.
    3. Queijo: Comer muito queijo tira a memória
    4. O número 13: O numero 13 á um número amaldiçoado. Na mitologia crista, Jesus mais os seus 12 apóstolos perfazem o número 13. E o 13º apóstolo, é tido como sendo Judas, aquele em quem o Diabo entrou e que traiu Jesus. Por isso, comer numa mesa com 13 pessoas, (como sucedeu na útima ceia), ou uma sexta feira 13, são eventos e datas relacionados com o número 13, que é um número amaldiçoado.
    5. Pé direito - Devemos sair de casa e entrar em qualquer lugar, sempre com o pé direito, para evitar o azar; Tropeçar com o pé direito é sinal de alegria que esta para vir.
    6. Braços: abrir os braços, em cruz, na porta, chama a morte; uma grávida não deve cruzar os braços numa igreja, pois dá má sorte.
    7. Espelho: a superstição afirma que partir um espelho dá sete anos de má sorte. Também se acredita que olhar no espelho de alguém que morreu, atrai morte.
    8. Escada: Nunca devemos passar por debaixo de uma escada. É mal sinal na certa!
    9. Vela: Quando uma vela se apaga durante uma cerimónia é sinal de que espíritos malignos estão por perto
    10. Chapéu: Colocar o chapéu sobre a cama dá azar
    11. Sinos: O badalar de sinos espanta os demónios

    Música: "TNT" -AC DC

    1. Garfo: Deixar cair um garfo indica que a pessoa receberá a visita de um homem
    2. Camisa, camisola: vestir uma camisa ou camisola ao avesso, dá má sorte.
    3. Ferradura: Pendurar uma ferradura acima da porta dá boa sorte
    4. Cadeira de balouço: Deixar uma cadeira de balanço balançar sozinha é um convite para os demónios se sentarem nela
    5. Sapatos: Deixar sapatos virados de sola para cima dá azar
    6. Janelas: Quando alguém morre, as janelas devem ser abertas para a alma poder sair
    7. Roupa interior azul: no ano novo, usar roupa interior azul dá boa sorte; no entanto, noiva que usa roupa interior azul, morrerá cedo
    8. Madeira: bater 3 vezes na madeira, afasta maus agouros ou maus espíritos.
    9. Se chover no dia do casamento, é sinal de felicidade. Por isso se diz: «casamento molhado, casamento abençoado.»
    10. O noivo não deve ver a noiva com o seu vestido de casamento antes da cerimónia de casamento, pois isso atrai infelicidade.
    11. Estrela Cadente - Ao ver uma estrela cadente, deve-se fazer um pedido. Esse desejo será assim concretizado.

    16.35h:

    6. Agenda cultural

    Música: " Do You Want To"- Franz ferdinand

      Agenda cultural de Braga

    BragaJazz 2009

    € 40 | € 10

    M12

    13 Mar.

    22.00

    Sala principal

    GERALD CLEAVER'S VIOLET HOUR

    Nascido a 4 de Maio de 1963 e criado em Detroit, Gerald Cleaver é produto da rica tradição da música da cidade. Inspirado por seu pai, também um baterista, iniciou-se na bateria em tenra idade. Tocou também violino na escola elementar e trompete na High School júnior e na High School. Enquanto adolescente, ganhou experiência a tocar ao lado de músicos tão distintos como Ali Muhammad Jackson, Lamont Hamilton e Earl Van Riper.

    BragaJazz 2009

    € 40 | € 10

    M12

    14 Mar.

    22.00

    Sala principal

    MARTA HUGON QUINTETO

    Marta Hugon é uma das mais interessantes novas vozes do Jazz português, tendo estudado na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, complementando os seus estudos no Conservatório de Amesterdão, com Norma Winstone e Nancy Marano, da Manhattan School of Music. A cantora é um caso raro, não só devido ao talento e à maturidade que demonstra, mas também por conseguir conciliar algo por vezes difícil: a aceitação e o carinho do público.

    Música: " Ouro Futuro" - balla

    1. Agenda cultural do Porto
    2. Lançamento do livro "Clube dos Pensadores"

      13 Março, 19h30, GaiaHotel

    1. Concerto com Loosers

      Loja Optimus Casa da Música, 14 Março

    1. Corrida Dia do Pai

      15 Março, 10h30, Parque da Cidade

    Música: " warwick avenue" - duffy



    Hiperligações para esta mensagem |

    Read Users' Comments ( 0 )

    11/03/2009

    08h10min – 8h20min:

    Gregor Salto feat Thais, “Mexer” - Marisa

    Acontecimentos do dia – Ana Lopes

    Chá de Livros, anunciar – Natália

    Publicidade, blogue e sugestões – Bruno

    Kat De Luna, “In the end” – Bruno

    09h50min – 10h05min:

    Gregor Salto feat Sidney – “Samba da liberdade” – Natália

    Sugestão de livro – Bruno

    Chá de Livros, ler poema – Marta

    The Killers, “Human” – Ana Lopes

    11h35min – 11h45min:

    Herói do Mar, “Só gosto de ti” - Marisa

    Vida e obra de um escritor recente – Ana Lopes

    Publicidade, blogue e sugestões – Marta

    Lady Gaga, “Just dance” – Natália

    13h15min – 13h25min:

    Mesa, “Boca do Mundo” – Bruno

    Livraria famosa – Marisa

    Acontecimentos do dia – Natália

    Snow Patro, “Run” – Natália



    Hiperligações para esta mensagem |

    Read Users' Comments ( 0 )

    09/03/2009

    8:00/8:20

    • Genérico
    • Apresentação e saudação

    No programa de hoje falaremos de Rock. O Rock é um termo abrangente para definir um género musical popular que se desenvolveu durante e após a década de 1960. As suas raízes encontram-se no rock and roll e no rockabilly que emergiu e se definiu nos Estados Unidos da América no final dos anos quarenta e início dos cinquenta, que evoluiu do blues, da música country e do rhythm and blues, entre outras influências musicais. E para começar nada melhor que uma música que também marca o ínicio do rock.

    1ªMúsica “Satisfaction” – Rolling Stones

    E agora iremos abordar alguns género de rock começando pelo Folk Rock. O subgénero Folk foi feita de amantes da folk music que gostavam de instrumentos acústicos, de canções tradicionais e de blues com uma mensagem socialmente progressista. O cantor Woody Guthrie é considerado o pioneiro deste sub-género. Bob Dylan encabeçou o movimento musical e levou a um grande público canções como "Blowin' in the Wind" e "Masters of War", chamadas de "canções de protesto". É precisamente com a música “Masters of War” de Bob Dylan que vos deixo.

    • 2ªMúsica:” Masters of War” – Bob Dylan

    9:50/10:05

    • Genérico
    • Rubrica: Música e Publicidade:

    3ªMúsica: ”Forever Young” – Youth Group; é contudo de referir que a versão original pertence aos Alphaville.

    • Seat Ibiza
    • Falaremos agora de música psicadélica. Este subgénero refere-se a um tipo de produção musical "intimista" cujos temas mais centrais exploram bastante "subjectividade", "loucura", "obcessão", "tendência a drogas psicoactivas", "imagens", "alucinações" e "melancolia". As principais características do estilo incluíam músicas instrumentais muito longas e efeitos sonoros especiais (tais como vozes repentinas durante movimento de corte do ritmo da música, risos "imotivados" trazendo como referência quadros clínicos de alucinação ou desespero), muitas vezes com harmonias contrastantes e experimentais. Tornou-se mais conhecido através do grupo de rock The Beatles na sua famosa "fase psicodélica" entre os anos de 1966 a 1967. Assim ficamos com uma das suas músicas psicadélicas “Tomorrow Never Knows”.
    • 4ªMúsica: “Tomorrow Never Knows” – The Beatles

    11:35/11:45

    • Genérico
    • Neste intervalo iremos tratar apenas de subgénero nascidos na década de 90. Iremos tratar especificamente o Neo-Psicodelismo e o Pop Punk.

    No Neo-Psicodelismo as ideais de paz e amor são retomadas, mas sem a ingenuidade dos anos 60. Exemplo de bandas: U2 (oriundo do movimento pós-punk do início da década de 80), R.E.M., Smashing Pumpkins, Cake, entre outros.

    • 5ªMúsica: “Perfect” – Smashing Pumpkins
    • 6ª Música: “Basket Case” – Green Day

    13:15/13:25

    • Genérico

      Iremos tratar agora de outro subgénero do Rock: o Hard rock. É um subgénero musical, variante do rock and roll célebre por algumas características próprias, das quais se destacam as guitarras pesadas e solos instrumentais. Surgiu a partir do fim da década de 1960 e início da década de 1970, e representou de certa maneira um regresso aos princípios do rock and roll, na sua base mais primária, com a presença de uma secção rítmica proeminente, arranjos simples - geralmente com influência do blues - e um som potente, com riffs de guitarra pesada e solos complexos. A formação típica era constituída por baterista, baixista, guitarrista, e algumas vezes, um tecladista, além dovocalista, que muitas vezes se utilizava de vocais agudos e roucos, seguindo uma linha rítmica junto com a guitarra, dando uma forma mais pesada ao rock clássico. Bandas como AC/DC, Queen ou Scorpions são exemplos deste subgénero.

      • 7ª Música: “Rock 'N Roll Train” – AC/DC

      Após o Hard Rock falaremos agora um pouco do punk rock cujas letras são tipicamente francas e conflituosas em comparação com outros géneros musicais populares e frequentemente abordam questões sociais e políticas. Clássicos dos Sex Pistols como "Anarchy in the UK" e "God Save the Queen" abertamente afrontavam o sistema político e os costumes sociais britânicos.

         • 8ª Música: “God Save The Queen” – Sex Pistols

      14:55/15:05

      • Genérico
      • Rubrica: Música Publicidade
      • 9ª Música: “Don´t upset the rhythm” – The Noisettes
      • As bandas de rock progressivo foram além das fórmulas estabelecidas dentro do rock e passaram a experimentar diferentes instrumentos, tipos de canções e formas musicais. Algumas bandas como Beatles, Eric Burdon & The Animals, Pink Floyd, Moody Blues e Procol Harum experimentaram novos instrumentos como instrumentos de sopro e orquestras. Muitas dessas bandas caminharam das convencionais canções de três minutos em direcção a composições mais longas, com acordes cada vez mais sofisticados.
      • 10ª Música: “The Wall” – Pink Floyd

      16:35/16:50

      • Genérico
      • Para terminar o programa de hoje, iremos falar de subgéneros reavivados na década de 2000 por algumas bandas muito nossas conhecidas nos dias de hoje: o indie rock. Este perdeu toda a ideia dos anos 90 e ficou mais conhecido por serem bandas de rock alternativo que se aproximam do pop. Os diversos subgéneros criados com esse estilo são marcadas pelo revivalismo do pós-punk do anos 80 só que feito de um jeito mais contemporâneo. O indie rock é, então, reavivado por bandas como Bloc Party, Franz Ferdinand ou Arctic Monkeys. Ficamos então agora com a música:
      • 11ªMúsica: “This Modern Love” – Bloc Party


      Hiperligações para esta mensagem |

      Read Users' Comments ( 0 )

      GrafonolaTV: Diverte-te com a emissão em directo…

      Agora podes ver os videoclips das músicas que passam na Grafonola.

      Não acreditas? Vê a emissão em directo:



      Hiperligações para esta mensagem |

      Read Users' Comments ( 0 )

      Já sabes como pedir as tuas músicas favoritas?

      Ainda não pediste nenhuma música à rádio da tua escola?  Do que é que estás à espera? É fácil e rápido…

      • Por e-mail
        radiografonola@gmail.com
      • Pelo mural de recados
        no blogue da rádio (sim, neste mesmo blogue!)
      • Por SMS
        Enviando mensagens para o número divulgado
      • Pelo Twitter – NOVA
        enviando as teus replays  para o nosso twitter: http://twitter.com/radiografonola
      • Pela nosso perfil do Netlog
        Deixa o teu comentário em http://netlog.com/radiografonola
      • Caixa de sugestões/pedidos/reclamações/outros
        na porta da rádio
      • Pessoalmente
        a qualquer elemento da turma 12ºF, envolvida no projecto.
      • Então, pensavas que era mais difícil? A Rádio Grafonola é para todos. Participa com os teus pedidos.

        Ah! A Rádio Grafonola é a rádio da tua escola!




      Hiperligações para esta mensagem |

      Read Users' Comments ( 0 )

      Pedidos atrasados? Sim, ainda temos alguns…

      Os pedidos em atraso no nosso Mural de Recados serão satisfeitos em breve…

      Desde já pedimos desculpas pelo atraso.



      Hiperligações para esta mensagem |

      Read Users' Comments ( 0 )

      Já te apercebeste na mudança?

      Agora o nosso blogue tem um novo design. Gostas?

      Vota na nossa sondagem, conhece o nosso Twitter e ainda o nosso Netlog.

      vem descobrir a Rádio da tua escola!



      Hiperligações para esta mensagem |

      Read Users' Comments ( 1 )

      04/03/2009

      08h10min – 8h20min:

      Pólo Norte, “Dança” – Marisa

      Acontecimentos do dia – Ana Lopes

      Chá de Livros, anunciar – Natália

      Publicidade, blogue e sugestões – Bruno

      Madcon, “Beggin” - Bruno

      09h50min – 10h05min:

      Fonzie, “A tua imagem” – Natália

      Sugestão de livro – Bruno

      Chá de Livros, ler poema – Marisa

      Katy Perry, “Hot n’ cold” – Ana Lopes

      11h35min – 11h45min:

      Doismileoito, “Bem melhor” – Marisa

      Vida e obra de um escritor recente – Ana Lopes

      Publicidade, blogue e sugestões – Marta

      Red Hot Chili Peppers, “Californication” - Natália

      13h15min – 13h25min:

      Myth, “O que é o amor” – Ana Lopes

      Livraria famosa – Marta

      Acontecimentos do dia – Ana Lopes

      Coldplay, “Speed of sound” – Marta



      Hiperligações para esta mensagem |

      Read Users' Comments ( 0 )

      02/03/2009

      8:00/8:20

      • Genérico
      • Apresentação e saudação

      Na última segunda-feira tivemos por tema do dia o género musical Hip hop, no programa de hoje teremos um tipo de música mais calmo, o Soul mas que não deixa de ter o seu ritmo e energia como o hip hop. O próprio hip hop é um subgénero do Soul. Para um melhor começo de semana, fiquemos com uma das vozes do Soul, Aretha Franklin.

      • 1ªMúsica:"Natural woman” – Aretha Franklin (02:56)

      Aretha Louise Franklin naseceu em Memphis a 25 de março de 1942 e é uma cantora norte-americana de gospel, soul e R&B que virou ícone da música negra.

      Tornou-se a primeira mulher a fazer parte do Hall da Fama do Rock and Roll a 3 de janeiro de 1987. Muitos chamam Aretha de "Rainha do Soul" ou "Dama do Soul". Ela é reconhecida por suas habilidades na música soul e R&B, mas também é uma adepta de jazz, rock, blues, pop e até mesmo ópera. Geralmente, é reconhecida como uma das melhores vocalistas da história da música. Ela é a segunda cantora a possuir mais prêmios Grammy na história,. O estado de Michigan declarou a voz de Aretha como sendo uma maravilha natural.

      • 2ªMúsica:” Respect” – Aretha Franklin(03:06)

      9:50/10:05

      • Genérico
      • Rubrica: Cantora de destaque – Joss Stone
      • 3ªMúsica:”Tell what you gonna do now” – Joss Stone (04:00)
      • Joss Stone

      Joss Stone nasceu em Dover, Kent, Inglaterra e passou a sua adolescência na vila de Ashill, Devon. Cresceu a ouvir uma grande variedade de géneros musicais, incluindo R&B e soul music cantados por artistas como Dusty Springfield e Aretha Franklin. Viciou-se em soul music principalmente por causa dos vocais que exigia. Tem que se ter boa voz para cantar música soul e sempre gostou disso, desde pequena, contou à MTV News. 
      Em 2002, saiu da Inglaterra para uma audição em Nova York com Steve Greenberg, o chefe do sector executivo da S-Curve Records. Ela também assinou um contrato global com a BMG Music Publishing no Reino Unido.

      • 4ªMúsica: “Don't Cha Wanna Ride” – Joss Stone(03:44)

      11:35/11:45

      • Genérico
      • Rubrica: Música e Publicidade - especial Soul
      • 5ªMúsica:”LOVE” Joss Stone(02:49)
      • Anúncio do perfume Mademoiselle de Chanel.
      • 6ªMúsica:”Bang Bang” – Nancy sinatra (02:42)
      • Anúncio do Lancia Musa city Limousine

      13:15/13:25

      • Genérico
      • Soul:

      Soul (em inglês "alma") é um género musical dos EUA que nasceu do rhythm and blues e do gospel durante o final da década de 1950 e início da de 1960 entre os negros.

      Durante a mesma época, o termo soul já era usado nos EUA como um adjectivo de referência ao afro-americano, como em "soul food" ("comida de negro"). Esse uso apareceu justamente numa época de vários movimentos de liberalismo social, tanto com a revolução dos jovens com o uso das drogas, como os movimentos anti-guerra e anti-racial. Por consequência, a "música soul" nada mais era que uma referência a música dos negros, independente do género.

      Durante a década de 1960, surgiu até o programa de televisão estadunidense Soul Train, que apresentava os sucessos das canções dos negros daquele país, independente do género do sucesso musical.

        • 7ª Música: “Warwick avenue” – Duffy (04:07)

        14:55/15:05

        Características do soul

        A apresentação da música soul é muito emotiva; a melodia é bem ornamentada e com improvisações, rodopios corporais do cantor e efeitos sonoros dos instrumentos. Osritmos captam-se facilmente, acentuados com o bater de palmas e os movimentos plásticos da coreografia são detalhes importantes. Outras características estilísticas importantes são as “perguntas e respostas” entre o cantor solista e o grupo coral, no estilo responsorial, e uma interpretação dramática do vocalista principal. A música soulnormalmente também apresenta cantores acompanhados por uma banda usualmente composta de uma secção rítmica e de metais.

        • 9ª Música:”Love is a losing game” – Amy Winehouse (03:42)
        • Amy Winehouse

        Amy Jade Winehouse nasceu em Londres a 14 de setembro de 1983 é uma cantora e compositora de soul, jazz e R&B do Reino Unido. O primeiro álbum de Amy, “Frank”, foi muito bem recebido, comercial e criticamente. O segundo álbum, de 2006, Back to Black, deu-lhe seis indicações para os Grammy awards, das quais ela venceu cinco.

        Os problemas de Amy com drogas e álcool têm sido noticiados pelos meios de comunicação ao redor do mundo em 2008. Em Junho de 2008 o pai de Amy revelou aos jornalistas que ela estava com uma possível arritmia cardíaca em função do consumo de cigarro e cocaína.

        Em 2009 Amy Winehouse garantiu estar em recuperação. Este ano afirmou pretender lançar um álbum cujo nome será Stronger Than Me; de namorado novo, declarou-se muito feliz e confirmou ter largado as drogas.

        16:35/16:50

        • Genérico
        • 10ªMúsica: “I will always love you” – Whitney Houston (04:35)

        Whitney Houston

        Whitney Elizabeth Houston nasceu em Newark, Nova Jérsia a 9 de Agosto de 1963  e é uma famosa cantora, compositora, produtora musical e teatral e actriz norte-americana, uma das mais populares e famosas artistas das décadas de 1980 e 1990, recebendo vários Grammy's, American Music Awards, Billboard Music Awards, Emmys, um MTV Video Music Award, um MTV Movie Award, um MTV Europe Music Award, o prémio de Artist of the Decade (artista da década) e o especial Legend Award. Influenciou a carreira de várias artistas..

        Em 22 anos de carreira Whitney Houston já vendeu mais de 175 milhões de discos em todo o mundo, Em toda a sua carreira, Whitney Houston já recebeu mais de 400 prémios, sendo a cantora mais premiada da história.

        É reconhecida em todo mundo por ter uma das vozes mais lindas de todos os tempos, sendo considerada como uma voz única e lendária.

        • Despedida
        • 11ª Música: “Run to you” – “Whitney Houston (04:20)


        Hiperligações para esta mensagem |

        Read Users' Comments ( 0 )